Pesquisar
Close this search box.

Mulheres na Operação Logística

Nos primórdios de aplicação prática e planejamento no setor, falar de mulheres na logística sempre foi um tema encarado com resistência. A partir da segunda metade dos anos 90, a logística empresarial passou de uma função meramente operacional para uma tática, deixando de ser braçal para tornar-se estratégico e planejado. Nesse cenário, as mulheres cresceram e passaram a ganhar importância fundamental em alguns setores essenciais.

No Complexo Logístico da Ativa Logística em Itapevi, na Grande São Paulo, um dos maiores operadores logísticos nas áreas de medicamentos e cosméticos do Brasil, as mulheres ocupam mais da metade dos postos de trabalho nas operações, especialmente nas áreas de adequação (ink jet, rotulagem, montagem de kits, inclusão de manuais e bulas, etc) e separação de pedidos (cargas fracionadas, leitura de código de barras, cubagem eletrônica das embalagens, etc). “Elas são praticamente 60% da nossa força de trabalho. São atividades que exigem mais atenção e delicadeza, características que as mulheres exibem bem mais do que os homens”, afirma Elisa Pellini, gerente de logística na Ativa.

De acordo com Elisa, essa eficiência das mulheres acaba por diminuir os custos e ampliar a produtividade do setor. Bom para a Ativa, melhor ainda para o cliente. “Com elas praticamente não há retrabalho, o que nos possibilita ter uma equipe 30% mais produtiva. Trabalhar na montagem dos kits é um serviço é de extrema importância para a cadeia econômica e permite que os clientes se concentrem em seu principal foco de atividade, aliviando a ocupação com funções secundárias”, destaca a gerente.
Atualmente, 22% do quadro de funcionários da Ativa é formado por mulheres, que ocupam espaço especialmente nas áreas operacionais e administrativas. Quinze delas, como a própria Elisa Pellini, ocupam cargos de gestão, atuando como gerentes, coordenadoras e supervisoras. “Foi-se o tempo em que algumas profissões eram exercidas de acordo com o gênero sexual. As mulheres, aos poucos, estão conquistando cada vez mais mercado, exercendo atividades antes desempenhadas apenas por homens. E na logística não é diferente”, comenta a gerente da Ativa.

Os números mais recentes do mercado realmente comprovam a constatação de Elisa. De acordo com o Ministério do Trabalho, com base na Relação Anual de Informações Sociais (Rais) de 2017, as mulheres já ocupam 44% dos 37,6 milhões de postos de trabalhos formais do país. Esse índice era de 40,85% em 2007. Apenas no Distrito Federal elas estão em maior número do que os homens, onde predomina o funcionalismo público, como aponta a pesquisa.

Compartilhe

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

DESEJA RECEBER conteúdos exclusivos
e acompanhar
as novidadeS?

INSCREVA-SE EM NOSSA NEWSLETTER

Rastreamento

Faça seu acesso para
acompanhar suas mercadorias.

cotação

Deseja fazer uma
cotação na Ativa Logística?

Preencha nosso formulário e aguarde o retorno da nossa equipe comercial

Relação TDE

Informe o CNPJ/CPF utilizando somente números. As atualizações serão realizadas sem prévia comunicação.
Cód. Tipo de Dificuldade
1 Utiliza mão de obra própria para carga e descarga com cobrança para a transportadora
2 Solicita agendamento antecipado para recebimento de materiais
3 Recebimento por ordem de chegada independente da qtde de volume a ser entregue
4 Recebimento moroso com excessivo tempo de descarga
5 Recebimento vinculado a separação de itens ou pedido
6 Veículo exclusivo
7 Equipe adicional para descarga superior a capacidade de transporte do veículo
8 Difícil acesso
9 Recebimento com restrição de horário

Rastreamento pelo Pagador

Informe o CNPJ/CPF do pagador (pode ser o subcontratante) utilizando somente números e a senha fornecida pela transportadora. Serão relacionadas todas as mercadorias cujas coletas e entregas tenham sido realizadas nos últimos 30 dias.

CNPJ/CPF do Pagador:
Senha:

Rastreamento pelo Destinatário

Informe o CNPJ do destinatário utilizando somente números e a senha fornecida pela transportadora. Para destinatário pessoa física (CPF) a senha não é necessária. Serão relacionadas todas as coletas e mercadorias cujas coletas e entregas tenham sido realizadas nos últimos 30 dias.

CNPJ/CPF do Destinatário:
Senha:

Rastreamento pelo Remetente

Informe o CNPJ/CPF do remetente utilizando somente números e a senha fornecida pela transportadora. Serão relacionadas todas as coletas e mercadorias cujas coletas e entregas tenham sido realizadas nos últimos 30 dias.

CNPJ/CPF do Remetente:
Senha:

Rastreamento pela Nota

Informe o CNPJ/CPF do remetente utilizando somente números, a senha fornecida pela transportadora e o Número de Coleta ou Nota Fiscal de mercadorias que deseja rastrear.Para múltiplas consultas, informe um número por linha e para consultar Notas Fiscais com a série, informe a série e número separados por espaço (Ex.: ‘ABC 123’).

Notas Fiscais:
CNPJ/CPF do Remetente:
Senha: