Frota opera com energia solar

A Ativa Logística, um dos maiores operadores logísticos dos setores de saúde e beleza com 18 unidades espalhadas pelo país, acaba de iniciar um projeto piloto com caminhões, que receberam a instalação de placas solares. Segundo Alex Nunes, gerente de inovação, a tecnologia foi aplicada para reduzir o consumo de diesel e aumentar o tempo de vida útil das baterias. As placas solares geram energia para o sistema de refrigeração dos baús e outras tecnologias embarcadas nos caminhões.

“A nossa meta é implantar a tecnologia em toda a frota da empresa, hoje composta por 800 veículos”, relata ele.

Alex Nunes destaca que a utilização das placas solares proporciona aumento de até 40% do tempo de vida útil da bateriaalém de reduzir a quantidade de vezes em que o motor do sistema de refrigeração ou do veículo são acionados para alimentar as baterias.“Temos mais de 1 mil clientes espalhados pelo País e as placas solares possuem um papel muito importante no controle de temperatura dos baús. Requisito fundamental no transporte de medicamentos”.

O sistema de refrigeração do baú possui um motor movido a diesel e uma bateria interna, ambos independentes. O motor gera energia para a bateria, e esta, fornece energia para o refrigerador. “Com a placa solar, a bateria deste sistema é constantemente carregada, com isso, reduzimos de forma significativa o acionamento do motor e, consequentemente, reduzimos o consumo de diesel”, relata ele.

Os veículos da Ativa Logística que receberam as placas solares são utilizados nas operações de coletas de mercadorias, distribuição e transferências entre unidades da Ativa Logística. Os testes em andamento acontecem em operações logísticas no estado de São Paulo, principalmente nas cidades de Campinas, Bauru, Itapevi, Ribeirão Preto e São Paulo.

A instalação das placas solares nos caminhões são ações integrantes do projeto “Sustentabilidade Ativa” que tem como principal objetivo a redução dos impactos ambientais nas soluções logísticas fornecidas pela ATIVA LOGÍSTICA.