Nos últimos dias, a Ativa Logística, uma das maiores operadoras logísticas do País para os canais de saúde, beleza e bem-estar, foi premiada pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar), que reconhece iniciativas de empresas em relação à sustentabilidade ambiental. A Ativa Logística foi vencedora do 1º Prêmio ESG Setcepar na categoria Responsabilidade Ambiental.
O diretor de Tecnologia, Projetos e ESG da Ativa Logística, Lacordaire Sant’Ana, explica que o projeto Base de Valorização Sustentável, que acontece no centro de distribuição localizado em Curitiba (PR), busca a excelência operacional na logística de paletes e implementa a circularidade dos resíduos. “As principais ações do programa contribuem para a redução do impacto ambiental, obtenção de insumos, além de incentivar conceitos sustentáveis para a equipe operacional”, destaca ele.
Segundo o presidente, Clovis A. Gil, nos últimos cinco anos, foram desenvolvidas mais de 40 ações e programas focados em ESG, que já receberam mais de R$ 24 milhões de investimento. “O reconhecimento dessa premiação atesta ainda mais o nosso compromisso em relação aos critérios ESG para todos os nossos processos logísticos, que beneficiam colaboradores, fornecedores, clientes e o meio ambiente”, finaliza Clóvis.
Operações
Hoje, a Ativa Logística possui 24 centros de distribuição próprios, que totalizam mais de 350 mil metros quadrados de infraestrutura, disponíveis em todos os estados das regiões Sul e Sudeste, além de Goiânia (GO), no modal rodoviário. Já no modal aéreo, a empresa atende a todas as cidades brasileiras.
Em 2024, a movimentação de cargas atingiu a marca de 298 mil toneladas, que representaram 52 milhões de volumes entregues. Para isso, conta especialmente com um grande centro de distribuição em Barueri (SP) formado por um sorter, sistema de automação que possui 2 quilômetros de comprimento de esteira.
Para atender ao aumento da demanda nos setores, a empresa acaba de realizar investimentos de mais de R$ 30 milhões nos últimos meses, para a aquisição de 81 veículos, além de equipamentos da Thermo King para refrigeração de baús, que vão potencializar as operações de coleta e distribuição de produtos para saúde, beleza e bem-estar. Com isso, a frota da empresa passa a contar com mais de 1.880 veículos. O relatório de sustentabilidade da Ativa Logística cita as ações em desenvolvimento e os principais resultados em relação à economia de recursos naturais, redução de custos e resultados obtidos.




