Logística eficiente para Indústria da Beleza

Logística eficiente para Indústria da Beleza

O mercado de cosméticos brasileiro projeta números positivos em 2018 que revelam que o setor vai bem apesar de todas as inconstâncias político-econômicas. Em 2017, ele registrou um faturamento de R$ 102 milhões, alta de 3,2% em relação a 2016, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Nesse cenário, em que indústria e varejo buscam equilibrar seus custos e produtividade para ampliar seus ganhos, a terceirização do transporte e armazenagem de produtos ganha grande importância. Afinal, como diz o presidente da Ativa Logística, Clóvis A. Gil, a operação logística é complexa e muitas empresas buscam por meio dela obter um diferencial competitivo.

Em 2017, a Ativa foi responsável pela movimentação de 50 milhões de toneladas de produtos e mais de 300 mil CTEs (Conhecimento de Transporte Eletrônico) emitidos para destinos em todo o Brasil. Esse número deve ser suplantado nas operações de 2018, já que somente entre janeiro e julho o volume transportado já atingiu 28,3 milhões e 162,5 mil CTEs emitidos, que representam, respectivamente, um crescimento de 4,10% e 15,4% sobre os registros do mesmo período do ano passado, quando a companhia registrou 27,2 milhões de toneladas transportadas e 140,8 mil CTEs lançados. “Essa crescente demanda do mercado faz a Ativa constantemente desenvolver diferencias no mercado agregando valores nas gestões das operações logística e de distribuição dos nossos clientes”, explica Gil.

Outro ponto extremamente importante, segundo Gil, é a sinergia entre os elos do negócio associando o transporte, distribuição urbana e a logística, com o objetivo de atingir o ponto de equilíbrio dos custos, prazo de entrega e, principalmente, a redução no tempo e desembolso operacional. No segmento de cosméticos, a inovação e diversificação de produtos, aponta o presidente da Ativa, têm estimulado as vendas. “A necessidade de inovar está na estratégia das empresas de cosméticos, que sempre se destacam nos rankings de inovação. A nós cabe atender toda a cadeia, fazendo chegar os produtos aos pontos de venda, com qualidade e nos prazos acordados”, diz o executivo.

Com 22 anos de mercado e 18 unidades pelo país, a Ativa oferece soluções completas em operações e, se necessário for, desenvolve projeto sob medida, com eficiência estratégica que o negócio do cliente exige. “Hoje atendemos 2.510 cidades pelo modal rodoviário por meio de nossas filiais e passamos a atuar em todo o país via operador logístico e modal aéreo”, revela Gil.

Em julho último, a Ativa foi reconhecida, mais uma vez, como um dos melhores prestadores de serviços das indústrias de higiene, perfumaria e cosméticos ao ganhar o Selo de Fornecedor Qualificado da ABIHPEC. O Programa de Qualificação de Fornecedores é realizado anualmente e a avaliação é feita por companhias associadas à entidade, que respondem a uma pesquisa qualitativa sobre a performance dos fornecedores em áreas como desenvolvimento de produtos e serviços, atendimento comercial, entrega e pós-venda.

Companhia marca presença na Beauty Fair - O desempenho positivo do mercado da beleza faz com que cada vez mais a Ativa acredite no segmento para aumentar o seu faturamento em 25% até o final de 2018. Para apresentar seu portfólio de serviços e as soluções disponibilizadas às indústrias do setor, a companhia participa da Beauty Fair, a maior feira de cosméticos da América Latina, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 8 e 11 de setembro.

Na Beauty Fair, a Ativa é a empresa responsável pelo transporte e armazenagem de produtos de boa parte dos cerca de 500 expositores do evento, que representam mais de 2 mil marcas nacionais e internacionais. “A feira é uma grande oportunidade para a Ativa e Trans Model apresentar os diferenciais dos serviços, bem como aproximarmos ainda mais dos clientes e parceiros, além de buscar novos negócios no segmento de HPC e bem-estar”, destaca Gil.

Como parceiro da Beauty Fair, a Ativa terá em 2018 o Lounge Ativa Logística com mais de 200 metros quadrados, programação com atendimento dedicado para clientes, representantes e visitantes, além de espaço para merchandising das marcas de clientes com distribuição dos produtos. Uma carreta estará exposta na lounge durante os quatro dias do evento.