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Terceirização Logística para melhorar os custos

A indústria da beleza voltou a crescer em 2016 com vendas de R$ 102,2 bilhões, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). Em percentual, o crescimento no ano passado representou uma alta de 4,8% sobre o ano anterior. Nos últimos dez anos, o índice de crescimento médio do setor bateu em 10,5%. Nesse cenário, em que indústria e varejo buscam equilibrar seus custos e produtividade, a terceirização do transporte e armazenagem de produtos ganha grande importância.

Em razão disso, para reduzir custos e melhorar a eficiência logística, muitas empresas do setor de cosméticos estão terceirizando a entrega de seus produtos em todo o país, como afirma o presidente da Ativa Logística (www.ativalog.com.br), Clóvis A. Gil. A companhia, que é referência logística para as indústrias da área, já atende mais de 200 clientes de cosméticos. Só no ano passado o portfólio cresceu 15%.

Em 2016, a Ativa Logística foi responsável pelo manuseio de mais de 1,2 milhão de kits para tratamentos de beleza e bem-estar. Foram entregues, no total, mais de 600 mil CTEs (Conhecimento de Transporte Eletrônico), emitidos para destinos em todo o Brasil. No segmento de cosméticos, a inovação e diversificação de produtos, segundo o presidente Clóvis A. Gil, tem estimulado as vendas.

Segundo Gil, com várias utilidades, como os kits para presentear, tratamento e os promocionais, com brindes ou produtos grátis, as indústrias motivam o consumidor a adquiri-los. “Além dos benefícios que os kits oferecem em termos de economia, o que também impulsiona o aumento da demanda é a praticidade de adquirir vários produtos de uma só vez. Por isso recebemos cada vez mais solicitações de serviços de montagem de todos os tipos de kits para os nossos clientes”, comenta o executivo.

De acordo com a ABIHPEC, existem no Brasil 2,6 mil empresas atuando no mercado de produtos de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (HPC), sendo que 20 delas de grande porte, com faturamento acima dos R$ 100 milhões. A estimativa da consultoria Euromonitor é que, no período 2015-2020, deverá haver um crescimento acumulado de 14,3%, ou seja, em média de 2,7% ao ano. Essas avaliações ressaltam que, em 2020, as vendas finais ao consumidor, considerando também as taxas e impostos, assim como os mark-ups dos varejistas, poderão chegar ao patamar de R$ 115 bilhões.

Companhia marca presença na Beauty Fair – O desempenho positivo do mercado da beleza faz com que cada vez mais a Ativa acredite no segmento para aumentar o seu faturamento em 17% até o final de 2017. Para apresentar seu portfólio de serviços e as soluções disponibilizadas às indústrias do setor, a companhia participa da Beauty Fair, a maior feira de cosméticos da América Latina, que ocorre no Expo Center Norte, em São Paulo, entre os dias 9 e 12 de setembro.

Na Beauty Fair, a Ativa é a empresa responsável pelo transporte e armazenagem de produtos dos expositores do evento, realizado anualmente e é uma referência em negócios e educação com foco na beleza. Participam da Beauty Fair cerca de 500 expositores, que representam mais de mil marcas nacionais e internacionais, que priorizam o evento para apresentar os principais lançamentos do ano.

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